David Kesslertigrinho jogo do tigre, autor de vários livros sobre luto, ouviu a frase "Tudo acontece por uma razão" muitas vezes quando perdeu seu filho há oito anos. Isso o fez sentir-se isolado, frustrado e com raiva. Ele uma vez pressionou por uma explicação. "Seria bom ouvir uma boa razão", lembrou-se de ter dito.
É fácil entender por que usamos frases como essa, diz Joanne Cacciatore, professora de serviço social na Universidade Estadual do Arizona: Estamos desconfortáveis.
A maioria de nós não foi ensinada a lidar com o luto dos outros, acrescenta Alexandra Solomon, psicóloga da Universidade Northwestern. "Então, recorremos a aforismos e clichês para preencher esse espaço", disse ela. Pode ser difícil encontrar as palavras certas. Perguntei aos especialistas por seus conselhos.

SE VOCÊ ESTÁ DE LUTO... Quando alguém que está tentando confortá-lo acidentalmente piora as coisas, sua melhor resposta dependerá do seu relacionamento com a pessoa e de como você está se sentindo, diz Solomon. Ela sugeriu dizer: "Ainda não estou lá. Não sei se algum dia estarei. Estou apenas fazendo o meu melhor, dia após dia."
SE VOCÊ ESTÁ TENTANDO AJUDAR... Quando quiser compartilhar palavras de conforto, Kessler sugeriu simplesmente oferecer seu apoio. Você poderia dizer: "Sinto muito pela sua perda. Não sei como você se sente, mas estou aqui para ajudar no que for possível." Ou algo como: "Estou sempre a um telefonema de distância. Estou aqui para você."
Você também pode compartilhar uma memória favorita do ente querido da pessoa, diz Kessler.
E porque o luto pode às vezes surgir cedo pela manhã ou tarde da noite, ele acrescentou, você pode dizer às pessoas que podem contatá-lo durante essas horas se quiserem conversar.
SE VOCÊ NÃO CONSEGUE ENCONTRAR AS PALAVRAS... Podemos aprender muito com os animais, diz Cacciatore. Em um estudo que ela liderou, descobriu que as pessoas enlutadas eram mais confortadas por seus animais de estimação. Cacciatore, que perdeu sua filha há 30 anos, me disse que encontrar a frase certa não é tão importante quanto, como os animais de estimação, estar presente e permanecer por perto.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
saúde saúde mental sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Planos ZA9BET - ZA9BET Oficial - Muito Conteúdo Pra Você ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2025/01/o-que-nao-dizer-quando-alguem-esta-de-luto.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email


Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login
Brasil não tem política de acolhimento para pessoas deportadasPaís recebeu mais de 7.100 expulsos dos EUA em quatro anos; governo agora corre para pensar em novos programas na área
28.jan.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Como a megafauna foi extinta no Brasil?Priscila Camazano recebe a repórter Ana Bottallo
28.jan.2025 às 7h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Cirurgia de redesignação sexual em trans e indígenas intersexo é realizada pela 1ª vez no AmazonasEvento inédito levou cirurgias para atendimento à população em estado com alto índice de transfobia
28.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok